Relações Intergeracionais – Idosos e Crianças em aprendizagem

IMG_2869“Novo és; Velho serás” – Este é um ditado que importa recordar e, essencialmente, mostrar aos jovens a importância de darem atenção aos idosos. Não dar importância ao idoso é como rejeitar o passado, onde penetram as raízes do presente.

Estes e outros pressupostos levaram a que, para o corrente ano letivo de 2013/2014, se implementasse o Projeto “Relações Intergeracionais”, uma iniciativa da Professora Laura Melo e da empresa Labor Lexis, a desenvolver com os alunos da turma do 3º ano A da EB1 de Lamego nº2 e alunos de Educação Especial da Escola Básica e Secundária da Sé.

Assim, no dia 23 de outubro, e na presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas da Sé, Dr. Carlos Dinis, da Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Lamego, Dra. Marina Valle, do Senhor Presidente da Associação de Freguesias do Sudeste do Município de Lamego, Sr. António Rodrigues, e da Responsável pela empresa Labor Lexis, Dra. Lurdes Paiva, foi “lançada a primeira pedra” deste projeto que, esperamos, possa trazer muitos frutos para todos os envolvidos, especialmente para a aprendizagem dos alunos.

        IMG_2828  IMG_2832  IMG_2839  IMG_2843  IMG_2846

Os Valores Pessoais e Sociais, o fortalecimento do convívio familiar e comunitário, o reconhecimento de que o idoso é uma biblioteca viva de sabedoria, o respeito pela pessoa idosa, … serão temas/objetivos a trabalhar ao longo do ano e que, temos a certeza, deixarão mais enriquecidos crianças e idosos. Com o recurso aos valores sociais, histórias de vida dos idosos, histórias de vida dos alunos e histórias do antigamente, apoiados pela utilização de diapositivos, acetatos, textos de apoio, livros ilustrados, … , o 3º A, em conjunto com a respetiva professora titular – Ana Rosa Filipe -, a professora Catarina Loureiro da Labor Lexis, a professora Laura Melo com os alunos da educação especial, está já muito empenhado e embrenhado no “trabalho” a desenvolver com os “nossos” idosos.

IMG_2835   IMG_2862   IMG_2873   IMG_2874

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.