Outubro – Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo tema em 2019 é “Let’s Imagine” (“Vamos Imaginar”).

Este ano, a  Associação Internacional das Bibliotecas Escolares convida a pensar e a celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação.

No decorrer do mês várias atividades foram realizadas na Biblioteca:

• Sessões de formação de utilizadores, com vista a uma correta utilização dos espaços e serviços da BE.
  • Encontros com escritores – Sessão literária com a escritora Lídia Valadares. Concerto Literário com o escritor/ilustrador/músico/cantor Richard Towers
  • Atividade “Vamos Imaginar”. Propôs-se às crianças que imaginassem algo que gostariam de ter, ser ou fazer…

Sessão literária com a escritora Lídia Valadares

As turmas A e B do 4º ano participaram numa sessão literária com a escritora Lídia Valadares, sobre o seu livro “Zara e Pirata dos Açores”.

Zara, a protagonista, uma perdigueira portuguesa conta-nos alguns episódios e aventuras fascinantes vividos com o seu companheiro, o Pirata dos Açores, um cão de Fila de S. Miguel, na região do Douro, onde vivem.

Alguns alunos fizeram uma leitura dialogada de alguns episódios.

Os alunos que já conheciam alguns capítulos do livro colocaram à autora algumas questões pertinentes e apresentaram os trabalhos realizados nas turmas.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos.

Um agradecimento muito especial à escritora Lídia Valadares pela sua disponibilidade e por nos ter proporcionado tão agradável momento.

Concerto Literário

O escritor/ilustrador/músico/cantor Richard Towers brindou-nos com um Concerto Literário onde apresentou o seu livro objeto “O Desafio de GuruRock”, (livro-xadrez).

Anteriormente, na biblioteca, pesquisámos a biografia e a obra de Richard Towers. Lemos alguns excertos do livro, aprendemos algumas canções (Guru do Rock, Einstein, Hino dos Vencedores e Quem será o jogador Misterioso?).

No dia 22 de outubro realizou-se o Concerto Literário, um espetáculo interativo com música, em que o escritor deu a conhecer o universo mágico de GuruRock. O concerto foi muito participado pelos alunos que acompanharam as canções com muita alegria e entusiasmo.

Seguiu-se uma sessão de autógrafos.

Ana Margarida Roçado
Isabel Rei
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.