Alunos do Centro Escolar de Lamego n.º 2 visitam o CIMI, Centro Interpretativo da Máscara Ibérica
No âmbito do Projeto do Património Cultural Imaterial Local “À Descoberta das nossas raízes”, na manhã de quarta-feira do dia 24 de abril, os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade deste Centro Escolar deslocaram-se de autocarro até Lazarim, freguesia do concelho de Lamego, para conhecer o CIMI, tendo-lhes sido proporcionadas diferentes e interessantes atividades.
Após terem sido calorosamente recebidos pela equipa responsável pelo Centro e equipa da autarquia, bem como pela jovem Letícia vestida a rigor com o traje de careto caracterizado pela sobejamente conhecida máscara de madeira e traje de palha, todos os alunos participaram na oficina educativa: construção de porta-chaves.
De seguida, assistiram a um filme que lhes permitiu conhecer e compreender melhor o que é o CIMI e seu principal propósito: “Manter viva a Máscara ibérica”, tendo, no final do mesmo, jogado o tradicional jogo do “galo” com elementos carnavalescos.
Uma breve caminhada até aos amieiros permitiu ver de perto a matéria-prima de que são feitas estas máscaras, a madeira de amieiro, que por viver em habitats muito húmidos, junto dos rios, a torna mais fácil de ser talhada.
Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a exposição permanente ali presente onde observaram trajes carnavalescos, todas feitos a partir de elementos naturais, bem como múltiplas máscaras, umas mais antigas e por esse motivo, mais escuras, e outras mais claras por serem mais recentes. Neste espaço, viram ainda fotografias de outras localidades nacionais e internacionais, onde se destaca um elemento comum a todas elas, a máscara!!
Por fim, puderam contactar com um dos artesãos da localidade, o senhor José Cabral, que lhes deu a conhecer a sua arte e proporcionou, a quem quis, uma breve oportunidade de a experienciar.
Gratos por mais esta vivência!
Os alunos do 4.º B