0

Colocado por rosa | na categoria Visão dos alunos | em 27-01-2011

paisQuando os adolescentes têm alguma dúvida devem falar com os pais e os pais com os filhos;

As pessoas adultas são as melhores pessoas para falar sobre os assuntos relacionados com a Educação Sexual;

 

Muitos adolescentes têm vergonha de comprar contraceptivos, mas não devem ter, pois é uma coisa normal.

Ana Patrícia Francisco Santos         8º B

0

Colocado por rosa | na categoria Visão dos alunos | em 27-01-2011

anorexiaQuando as pessoas ficam obcecadas com o seu corpo, podem desenvolver perturbações alimentares. Isto acontece quando tentam modificar o corpo criando maus hábitos alimentares e estas perturbações são perigosas durante a puberdade, porque o corpo está a crescer a um ritmo muito rápido e necessita de muitos nutrientes. Uma das perturbações que mais afecta os adolescentes é a anorexia nervosa.

André Rosário Gonçalves    8º B

Proteger a Floresta

0

Colocado por nero | na categoria Novidades | em 24-01-2011

Higiene e Saúde

0

Colocado por nero | na categoria Novidades | em 24-01-2011

Educação para a saúde em meio escolar

0

Colocado por nero | na categoria Algumas Reflexões | em 18-01-2011

criancaActualmente, a educação para a saúde é encarada como um processo educativo, onde a dimensão participativa das pessoas envolvidas é primordial.

Segundo Trefor Williams, a Educação para a saúde inclui “experiências planeadas, tanto formal como informalmente, que contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e valores, que ajudam o indivíduo a fazer opções e a tomar decisões adequadas à saúde e bem-estar.”

Assim, a nossa escola, enquanto escola promotora de saúde, poderá ser encarada como um estado de espírito, um princípio e uma atitude permanente, na vida de cada um de nós.

Só transmitindo o gosto, a procura por uma vida melhor e cultivando situações de harmonia entre pares é que encontraremos o caminho para esta arte de viver, podendo, deste modo, dar mais sentido ao itinerário do que propriamente à viagem.

“Sida: Primeiro caso de cura”

0

Colocado por rosa | na categoria Notícias | em 06-01-2011

“Sida: Primeiro caso d"Cura permanentedo VIH?"e cura”

Este foi o título que fez a capa de muitos jornais do Mundo, que correu pela Internet e que abriu muitos telejornais, em Dezembro de 2010. Este anúncio foi feito por investigadores da Universidade de Berlim, num artigo publicado no ‘Blood Journal’.

Noticiaram que o norte-americano Timothy Brown pode ter-se tornado no primeiro paciente curado do VIH, após ter sido submetido a um tratamento com células estaminais da medula.

Muitas vezes, avanços científicos importantíssimos nesta área, foram considerados, pelos meios de comunicação social, o derradeiro passo necessário para a invenção de uma cura desta doença. E, passado um tempo, muito tempo, a SIDA continuava incurável…

E neste caso? Não sei, mas parece-me é uma nova abordagem no tratamento deste flagelo e quero acreditar que as terapias podem-se tornar cada vez mais eficazes. Os próprios especialistas advertem que se trata de uma terapia muito cara e arriscada, que não se pode aplicar a todos os pacientes e não é uma cura definitiva para a sida.

Quero terminar este artigo a lembrar que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável.

Não tenha comportamentos de risco e não comprometa a sua saúde!

Para saber mais sobre esta notícia pode consultar o link:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/sida-primeiro-caso-de-cura

Cumprimentos saudáveis,

Rosa Correia

(Membro da Equipa do Gabinete de Saúde)