Colocado por nero | na categoria Algumas Reflexões | em 05-11-2011
Todos sabemos o que significa, se o entendermos como a satisfação dos nossos “caprichos”, quase sempre egoístas e sem valor até mesmo para nós próprios.
Nem sempre nos parece ser necessário “gastar energias” na obtenção do que nos é, verdadeiramente, gratificante ou melhora a nossa qualidade de vida.
Apetecer não é o mesmo que querer.
Apetece-me… um gelado quando nem sequer almocei, um hamburger porque o “repasto” consistia em peixe assado, um chocolate quando a sobremesa é uma maçã…
Apetecer obriga-me à imperiosa incumbência de tomar decisões, sem responsabilidade ou consciência, que pode vir a ter consequências muito graves: desenvolver diabetes, ficar obeso, lutar contra a tensão arterial muito elevada, ou, até mesmo, e às vezes, por causa disso, adquirir hábitos dos quais não me conseguirei livrar sem muito sofrimento: bulimia, anorexia, consumo de drogas ou a prática do furto de tudo aquilo que considero ter o direito de possuir e não posso.
Preciso comer com mais qualidade e, por isso, quero mudar os meus hábitos mas… não tenho força de vontade, “não me apetece”…
O querer implica vontade, determinação, disciplina, persistência…
É muito? Não te apetece?…
Então não te queixes, não culpes os outros, não penses que és um infeliz sem sorte nenhuma.
Se queres mesmo algo… ao menos, TENTA!!!!