Sexualidade e olhares humanos

0

Colocado por nero | na categoria Notícias | em 24-04-2012

SexualidadeQuem somos nos nossos olhares?

“Nos nossos olhares e nos nossos pensamentos, nós somos alguém. Temos um estilo e uma personalidade quando olhamos ou pensamos certas coisas. O nosso olhar deixa transparecer o modo como olhamos e o que pensamos.

Vê-se quando olhamos com simpatia e quando olhamos com malícia; vê-se se queremos bem ou se queremos mal, nota-se quando olhamos para uma pessoa admirando-lhe o fascínio e a beleza e quando nos nossos pensamentos como que a possuímos. Nos nossos olhares vê-se não só se andamos desiludidos ou satisfeitos, mas vê-se também se somos corretos e leais ou se somos mal-educados e indecentes. Vê-se quem nós somos, que tipo de pessoa somos, que espécie de jovens somos, qual é a personalidade que estamos a construir.

Os jovens, em particular, são pessoas fantásticas, mas ao mesmo tempo têm muita fantasia, fantasia com a qual percorrem caminhos e atalhos, sonhos e desejos impossíveis. Tudo isto por um lado é belo e maravilhoso, porque faz sonhar e projetar, vislumbar o futuro. Mas é também verdade que por vezes nos nossos pensamentos e olhares se escondem muitas frustrações, sonhos proibidos,  coisas e possibilidades que depois na realidade são inverosímeis.

Os olhos, porta afetiva

É importante para jovens, tal como para as pessoas adultas, para pais e para professores, perguntar-nos qual é a qualidade dos nossos pensamentos e dos nossos olhares. Que tipo de personalidade queremos construir, que futuro? Os nossos sentimentos e os nossos afetos o que é que procuram, com o que é que sonham?

A sexualidade é uma realidade bela. Podemos pensar coisas belas da nossa amizade com uma rapariga ou um rapaz, dimensões afetivas de partilha autêntica. Mas também é verdade que, com os nossos pensamentos, podemos despir a beleza de uma criatura e reduzi-la a uma ‘coisa’, instrumentalizar os dons da sua corporeidade para prazeres egoístas.

Através dos nossos olhos entram dentro de nós muitas imagens, provocações eróticas que certas coisas e espetáculos acentuam. Se não orientarmos os nossos olhares e pensamentos, tornamo-nos vítimas de todos os que, através dessas imagens, decidiram dominar-nos, levar-nos para onde eles projetaram, usando-nos para os seus fins.

Ano Letivo 2011-2011: Bem-vindos ao Gabinete de Saúde

0

Colocado por nero | na categoria Notícias | em 15-09-2011

Gabinete Saúde 2011 2012

Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer.

Foram dois os pensamentos que me ocorreram quando li este pensamento de Charles Dickens. Um deles foi acerca da necessidade de escrever algo para o nosso blog que, ao mesmo tempo transmitisse uma mensagem de um bom início de ano lectivo (só agora? Perguntarão os que lêem os nossos artigos) e o outro foi a vontade de deixar um recado: vamos aproveitar as nossas forças, em vez de nos deixarmos aprisionar pelas nossas fraquezas, e submetermo-nos a viver somente para as “nossas pequenas desgraças”.

Não é fácil!

Nem sempre conseguimos sozinhos. Constantemente fraquejamos. Todos os dias sofremos o desânimo que nos limita a certeza de que estamos por cá para “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”.
Chorar não é vergonha. Não saber algo jamais significou estupidez mas apenas ignorância; mas quem ignora pode ficar informado, não se esqueçam.

Não há humilhação em reconhecer os nossos erros; a arrogância de quem pensa que tudo consegue sozinho é que expressa a sua falta de auto-estima e de respeito pelo outro – quem não consegue assumir que é de condição humana, não se conhece, não conhece a humanidade e não reconhece a pequenez da sua dignidade e do seu caráter.
A verdadeira força interior, a capacidade de ser Homem e a sensibilidade da pessoa solidária, existe em cada um de nós, tal como uma flor que, das pedras, brota colorida, determinada, perseverante e, simultaneamente, de aspecto frágil, delicado e aveludado.

Quantas flores destas existirão na nossa escola?

Lanço este desafio de observação e constatação para tornarmos o nosso espaço escolar um lugar ainda mais agradável e inesquecível, quando o tivermos de abandonar.

Não queres aceitar esta provocação por achares não seres uma dessas flores? Ninguém consegue aquilo que nunca tentou fazer…
Bem-vindos ao Gabinete de Saúde!

A coordenadora
Armanda do Nascimento

Mais uma visita da Liga Portuguesa contra o Cancro à nossa escola

0

Colocado por nero | na categoria Notícias | em 06-06-2011

lpcc

No dia 6 de Abril estiveram, na nossa escola, a convite do Gabinete de Saúde, três elementos da Liga Portuguesa contra o Cancro. Foram realizadas três sessões, com informações actuais e muito interessantes, sobre o cancro da pele e dos pulmões, dirigidas às turmas dos 7.º e 8.º anos de escolaridade.

As comunicadoras, Dra. Cristiana Fonseca (psicóloga), Dras Aida Silva e Ana Baldaia (médicas) mantiveram, durante toda a manhã, uma agradável partilha de conhecimentos que nos alertaram para os perigos da exposição ao sol e a agentes químicos como o tabaco.

Não nos iremos alongar nas tão necessárias estratégias de protecção contra estas doenças mas não podemos deixar de, mais uma vez, chamar a atenção para o facto de a nossa saúde estar, em grande parte, dependente das decisões que tomamos. Quanto mais informados estamos, mais responsáveis nos tornamos pelas opções tomadas: há quase duas décadas que o Gabinete de Saúde da Escola da Sé investe na formação de jovens conscientes e autónomos, preparados para enfrentar os riscos que o acto de viver nos oferece, tentando garantir condições para a escolha de uma vida saudável e, consequentemente, de maior qualidade.

Ao Sr. Director, que mesmo com bastantes compromissos profissionais nos concedeu o prazer da sua presença, no agradecimento e na disponibilidade de receber, uma outra vez, as nossas convidadas, o nosso obrigado. À equipa do Gabinete, que esteve a acompanhar as turmas durante toda a manhã, e aos outros professores que assistiram às sessões, fica lançado este repto: não desistir, mas insistir, em (in)formar os nossos alunos, sob pena de podermos, num futuro próximo e mesmo que indirectamente, ser considerados responsáveis pela frase que mata a nossa missão de educadores – eu não sabia!…

O Gabinete de Saúde

0

Colocado por rosa | na categoria Notícias | em 28-04-2011

logo_liga_portuguesa_contra_o_cancro

Mais uma visita da Liga Portuguesa contra o Cancro à nossa escola

No dia 6 de Abril estiveram, na nossa escola, a convite do Gabinete de Saúde, três elementos da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Foram realizadas três sessões, com informações actuais e muito interessantes, sobre o cancro da pele e dos pulmões, dirigidas às turmas dos 7.º e 8.º anos de escolaridade.
As comunicadoras, Dras. Cristiana Fonseca, Aida Silva e Ana Baldaia mantiveram, durante toda a manhã, uma agradável partilha de conhecimentos que nos alertaram para os perigos da exposição ao sol e a agentes químicos como o tabaco.
Não nos iremos alongar nas tão necessárias estratégias de protecção contra estas doenças mas não podemos deixar de, mais uma vez, chamar a atenção para o facto de a nossa saúde estar, em grande parte, dependente das decisões que tomamos. Quanto mais informados estamos, mais responsáveis nos tornamos pelas opções tomadas: há quase duas décadas que o Gabinete de Saúde da Escola da Sé investe na formação de jovens conscientes e
autónomos, preparados para enfrentar os riscos que o acto de viver nos oferece, tentando garantir condições para a escolha de uma vida saudável e, consequentemente, de maior qualidade.
Ao Sr. Director, que mesmo com bastantes compromissos profissionais nos concedeu o prazer da sua presença, no
agradecimento e na disponibilidade de receber, uma outra vez, as nossas convidadas, o nosso obrigado. À equipa do Gabinete, que esteve a acompanhar as turmas durante toda a manhã, e aos outros professores que assistiram às sessões, fica lançado este repto: não desistir, mas insistir, em (in)formar os nossos alunos, sob pena de podermos, num futuro próximo e mesmo que indirectamente, ser considerados responsáveis pela frase que mata a nossa missão de educadores – eu não sabia!…

O Gabinete de Saúde

“Sida: Primeiro caso de cura”

0

Colocado por rosa | na categoria Notícias | em 06-01-2011

“Sida: Primeiro caso d"Cura permanentedo VIH?"e cura”

Este foi o título que fez a capa de muitos jornais do Mundo, que correu pela Internet e que abriu muitos telejornais, em Dezembro de 2010. Este anúncio foi feito por investigadores da Universidade de Berlim, num artigo publicado no ‘Blood Journal’.

Noticiaram que o norte-americano Timothy Brown pode ter-se tornado no primeiro paciente curado do VIH, após ter sido submetido a um tratamento com células estaminais da medula.

Muitas vezes, avanços científicos importantíssimos nesta área, foram considerados, pelos meios de comunicação social, o derradeiro passo necessário para a invenção de uma cura desta doença. E, passado um tempo, muito tempo, a SIDA continuava incurável…

E neste caso? Não sei, mas parece-me é uma nova abordagem no tratamento deste flagelo e quero acreditar que as terapias podem-se tornar cada vez mais eficazes. Os próprios especialistas advertem que se trata de uma terapia muito cara e arriscada, que não se pode aplicar a todos os pacientes e não é uma cura definitiva para a sida.

Quero terminar este artigo a lembrar que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável.

Não tenha comportamentos de risco e não comprometa a sua saúde!

Para saber mais sobre esta notícia pode consultar o link:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/sida-primeiro-caso-de-cura

Cumprimentos saudáveis,

Rosa Correia

(Membro da Equipa do Gabinete de Saúde)