O sorriso que mudou uma vida

0

Colocado por anafonseca | na categoria Visão dos alunos | em 29-02-2012

sorrisoNo primeiro dia de aulas, um colega meu toxicodependente viu uma rapariga lindíssima, por quem se apaixonou perdidamente. Aproximou-se dela e dedicou-lhe um tímido “olá”. Mas, para grande tristeza do meu amigo, ela não lhe deu atenção, uma vez que conhecia o problema dele. Pela primeira vez, refletiu na sua existência e no quanto tinha pouco sentido a vida que levava.
Aquela rejeição fê-lo observar a tal rapariga e analisar como ela era feliz na vida saudável que levava e, aos poucos, foi a admirando cada vez mais. A rapariga também começou a olhá-lo com uns olhos diferentes e, um dia, sorriu-lhe. Aquele belo sorriso, que fazia brilhar uns magníficos olhos verdes, encheu o seu coração de coragem e esperança. Então, determinado, pediu-lhe que viesse falar com ele a sós. Nessa conversa, contou-lhe o quanto gostava dela e explicou-lhe que não conseguia parar de consumir drogas, uma vez que já estava muito viciado. No entanto, prometeu-lhe que ia recuperar, embora tivesse que passar uns meses a uma casa longínqua, onde o iam ajudar. A rapariga sorriu de novo.
E assim foi, o rapaz esteve ausente três longos meses. Quando regressou, vinha totalmente curado, foi procurar a rapariga e disse-lhe:
- O que me fez recuperar foste tu e o sorriso que me deste, muito obrigado.

Manuel Luís Paiva, Nº21, 9ºB, Oficina de Escrita