Conhecer o Património Local!

O papel da escola não se resume ao desenvolvimento de aspetos académicos; criar cidadãos participativos, responsáveis e interventivos na sociedade a que pertencem, é também um dos seus objetivos primordiais. Assim, tendo em conta que é necessário conhecer o meio envolvente, o passado e tradições locais, para compreender e valorizar o presente, a Biblioteca Escolar do CEL nº 2, em articulação com as turmas do 1º ano, dinamizou esta atividade. Numa tarde solarenga de junho, as duas turmas do 1º ano visitaram a Capela de Nossa Senhora dos Meninos e o tradicional Bairro da Ponte.

Ficaram todos mais enriquecidos, pois passaram a conhecer aspetos históricos do património edificado e tradições a ele associadas. Passearam pelo Bairro, vivenciaram o seu ambiente característico, percorreram os caminhos antigos, viram o rio Balsemão e ouviram-no saltar por entre as pedras, passaram a conhecer o local onde se confeciona o tradicional biscoito da Teixeira, o “pito e a rosca”… aspetos desconhecidos por grande parte das crianças. A forma mais apropriada que se encontrou para registar os resultados desta atividade foi elaborar um belo painel que se apresenta, em conjunto com outras imagens. Desfrutem!

As responsáveis pela BE do CELnº2

– Profª Ana Margarida Roçado e Profª Anabela Rodrigues

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.