Agir saudavelmente

0

Colocado por rosa | na categoria Algumas Reflexões | em 26-12-2010

Agir saudavelmente

Aqui estamos para dar notícias e convidar toda a comunidade a participar neste nosso espaço da Educação para a Saúde.

Continuamos a lançar o repto: a saúde é um assunto de todos e, como tal, somos responsáveis por cuidarmos de nós e dos que connosco (com)vivem.

Costumam dizer que a saúde não se compra, que é o único “bem” que o dinheiro não consegue alcançar. Claro está que o dinheiro pode comprar cirurgias, tratamentos mais sofisticados… Mas já pensaram no que as pessoas passam para “reparar” determinados comportamentos que tiveram ao longo da vida que comprometeu a sua saúde? Garanto-vos que davam todo o dinheiro do mundo para não tornarem a passar pelo mesmo.

Por isso, o nosso apelo é este: não comprometam a vossa saúde futura com comportamentos irreflectidos. Exposição excessiva às radiações ultravioletas? Dietas absurdas e extremadas? Drogas? Álcool? Tabaco? Alguém tem dúvidas de que um dia surgirão problemas físicos, psíquicos ou sociais?

É da responsabilidade de toda a comunidade (e não só a escolar) a adopção de estratégias que visem a vivência convicta de hábitos de vida saudável. Solicitamos, por isso, que nos ajudem a atingir este objectivo.

Agradecemos todas as iniciativas que possam surgir neste âmbito, e toda a ajuda que queiram dar para a execução das actividades que este Gabinete pretende desenvolver.

O nosso plano de acção está feito… e o vosso?

Desejamos que, como nós, e como o “velho amigo” Camões, acreditemos que …tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.

Cumprimentos saudáveis,

A Equipa do Gabinete de Saúde